terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quem criou o Pretinho Básico?

Tweetar



Conversa entre duas amigas:

- E aí amiga, vai vestir o que na balada de hoje?
- Comprei m sapato vermelho lindo! Tô louca pra usar. Acho que vai ser com aquele vestidinho preto básico mesmo. Será que dá certo?
- Claro! Já deu certo. Pretinho básico combina com tudo, não é?

Juliana Paes de Pretinho Básico

A conversa é de mentirinha, mas a conclusão é verdadeira. Qual mulher nunca recorreu ao “preto básico”? Ou melhor: Qual de nós nunca usou a expressão “pretinho básico”? Mas você sabe como ela surgiu? É isso que nós vamos tentar responder.

Depois de algumas pesquisas na internet mesmo, descobri alguns posts que montavam esse quebra-cabeças da história. A conclusão que conseguimos tirar é interessante.

Uma série de fatores levaram o preto a se tornar a grande arma do guarda-roupa das mulheres modernas. No fim da década de 20 e início da década de 30 o mundo vivia as consequências da Guerra Mundial que estava iminente eminente. A culpa disso fica por conta da quebra da bolsa de valores de New York e a grande depressão.

A mulheres precisavam ajudar no sustento do lar. Elas saíram de suas casas em busca de emprego, tornaram-se mais sérias e nada melhor do que os tons sóbrios para dar credibilidade. Isso porque antes dos anos 20, jovens nunca usavam p preto. As mulheres mais velhas estavam liberadas pra isso, porém só no período de luto.



Coco Chanel, em 1926 publicou uma ilustração de um dos muitos vestidos pretos que criou, em uma das edições da VOGUE magazine. Esse foi o verdadeiro estopim para o modismo do século XX.

Depois disso, veio Dior com suas modelagens marcadas na cintura e volumosas nos quadris, mostrando as curvas femininas. O vestido preto, com luvas brancas e colar de pérolas se tornou uma “farda” das mulheres chiques dos anos 50. Item obrigatório do guarda-roupa daquelas que querem estar sempre bem vestidas.

Depois do psicodélico color bloking dos anos 70 e 80, as garotas precisavam novamente de algo elegante para sair e ganhar o mercado de trabalho.

Kate Winslet de preto básico


O #PretoBasico é mais que uma expressão! Da metade da década de 20 até hoje é o grito de liberdade daquelas que querem ganhar as ruas buscando seu lugar no mundo dos negócios, nas empresas, no mercado.

"E pensar que a cor que era restrita aos dias de tristeza das senhoras, hoje faz parte dos momentos de alegria e quem sabe até de conquista..."

Tweetar

Nenhum comentário:

Postar um comentário